terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Propriedades do Jerimum

Jerimum é a designação comum do fruto do Jerimuneiro (Cucurbita spp.), planta hortícola da família das cucurbitáceas, tal como aspécies mais conhecidas são: Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo. Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas. É conhecido em algumas regiões como Abóbora.
            A cultura do jerimum está muito difundida no Brasil e em Portugal. Originária da América, era parte substancial da base da alimentação das civilização Olmeca, que posteriormente foi absorvida pelas civilizações Asteca, Inca e Maia.
Composição Nutricional
            A jerimum é um fruto rico em vitamina A que também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, e possui poucas calorias e é de fácil digestão.
            Pode-se mantê-los conservados por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco, sempre com o cabinho, dessa forma se conservará por mais tempo.
            Para congelá-lo, corta-se o jerimum em cubos ou fatias, com um pré-cozimento em água fervente por 3 minutos ou em microondas por 4 minutos. Acondiciona-se em saco de plástico, retira-se o ar com uma bombinha de vácuo e leva-se ao congelador. O jerimum também pode ser congelado na forma de purê.
Consumo
            Pode ser consumido de várias formas, devido a sua versatilidade e variedade, como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces.
            As sementes torradas podem ser consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro.
            Lava-se bem as sementes, seca-se  em um pano limpo ou papel absorvente, tempera-se com sal e leva-se ao forno quente por cerca de 40 minutos. As sementes devem ser reviradas de vez  em quando para que fiquem torradas por igual. (Essa receita é padrão e muito usada na culinária)
            Os frutos do tipo "baianinha", são pequenos de pescoço e com casca rajada; no tipo japonesa (ou kabotiá), o fruto é composto por gomos, como a moranga, mas de casca verde-escura. O fruto chega a pesar até 15kg.
            De um modo geral deve apresentar-se com a casca sem brilho. Caso contrário, isso indica que foi colhida muito nova, não amadureceu totalmente e sua qualidade cai substancialmente.
            Os frutos machucados, com sinais de mofo ou podridão e com ferimentos em sua casca, não devem ser comprados,. Apesar da aparente resistência ao manuseio, os frutos apodrecem muito mais rapidamente, em sua parte interna, a partir do ferimento ou machucado externo.
Propriedades terapêuticas
            O suco extraído das flores é bom para o estômago, sendo também usado, externamente, para dor de ouvido.
            As folhas e flores pisadas (amassadas, espremidas, socadas - até virar uma pasta) são usadas em fricções para tratar a erisipela, uma inflamação aguda da pele que provoca seu enrubecimento.
            As sementes são vermífugas (contra vermes), mas de efeito lento. Usar as sementes trituradas em forma de sucos contra a febre e inflamações das vias urinárias (fazer sucos com as sementes moídas).
            A polpa do jerimum , cozida, atua como emoliente (que alivia as dores de uma superfície interna e que esteja irritada).

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More